Dicas e Notícias
Quarta-Feira, 11 de Março de 2015, 18h02   (Atualizada 11/03/2015 às 18:02)

SUSTENTABILIDADE – REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O Planeta Terra pede socorro, ele não suporta mais o lixo produzido pelo homem. O lixo líquido, o lixo gasoso e o lixo sólido, produzidos nas indústrias, nos comércios, nos hospitais e o lixo domésticos estão poluindo a água, o ar e o solo e estão matando o nosso Planeta. O homem é o responsável por isso, pois ele é o único que não respeita o ambiente onde vive. Grande parte de ser sustentável é ser consciente.

 

Felizmente podemos dar um melhor destino ao lixo que produzimos sem que esse afete negativamente o meio ambiente usando o processo da reciclagem. Para isso basta termos um pouco de conhecimento em reciclagem, disposição e boa vontade. O reaproveitamento dos resíduos sólidos diminuirá a quantidade de lixo que vão para os aterros sanitários e também poupará a necessidade de retirar da natureza a matéria-prima.

 

Existem técnicas para o reaproveitamento de recursos sólidos como os plásticos, papéis e papelões, vidros, alumínios e outros.

 

Para a reciclagem de plásticos

 

Começa pela separação manual de todo o material, depois de separado é moído e diluído sob uma grande agitação. Desde processo gerará uma massa. Essa massa será separada, seca e aglutinada depois, ela vai para uma máquina que efetua a extrusão, dando formato ao objeto que se deseja. Exemplo: mangueira, solas de sapato.

 

Reciclagem de papéis

 

Começa também pela separação dos papéis, depois de separados devem ser picados. Tendo já o papeis picados coloque- os de molho em uma vasilha com água. Depois de bem amolecidos despeje em um processador para obter uma massa que fique parecida com papel machê, logo em seguida leve a massa em uma prensa, feito isso é só tingir e deixar secar.

 

As fábricas utilizam o papel reciclado para fazer papel tolha, lenço de papel, papel para impressão e outros. Para tirar as tintas e colas dos papéis que serão reciclados haverá necessidade do uso de produtos químicos e se não forem usados de maneira certa podem causar danos ao meio ambiente.

 

Também as latas de alumínio e os vidros são bastante usados no reaproveitamento dos resíduos sólidos, e as técnicas empregadas assim como as dos papeis e plásticos são muito importantes porque são de baixo custo, e colaboram com o meio ambiente conseguindo diminuir o consumo de energia elétrica, matérias-primas, energia de óleo combustível e o produto chega mais barato ao consumidor.

 

Para que haja cada vez mais o aproveitamento dos resíduos sólidos é necessário que todos nós tomemos a consciência que cada um tem que fazer a sua parte. Separe o seu lixo e ajude a chegarmos mais próximos de um mundo sustentável.

Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/sustentabilidade-reaproveitamento-de-residuos-solidos/
Voltar

FORMAS DE PAGAMENTOS

(66) 3515-0536 | (66)9613-9218   vendas@telassinop.com.br


Telas Sinop © Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados
WEB SITE DESENVOLVIDO E HOSPEDADO POR: MRX WEB SITE - WWW.MRXWEB.COM.BR